Coordenador : Aline Moreira de Souza
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395573.2206.84665.04062023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Familias de moradores do PARNIT, em especial do Setor II, Montanha da viração. Estima-se ao menos 55 moradias no PARNIT, mas não ha um cadastro com moradores ou animais sob responsabilidade destes. Visitantes do PARNIT. Além disso, materiais educacionais serão divulgados em mídias sociais do projeto, atingindo um público ainda mais amplo. Discentes de pós graduação e graduação em medicina veterinaria da UFF, que desenvolverão habilidades e competencias relacionadas a saude unica e a educação em saude.
Local de atuação: Parque Natural Municipal de Niteroi (PARNIT) Hospital Universitário de Medicina Veterinaria Professor Firmino Marsico Filho (HUVET)
Objetivo
O objetivo deste projeto é possibilitar o diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias em cães e gatos que habitam o PARNIT e riscos associados, contribuindo para vigilância epidemiológica, além da proposição de soluções para tratamento e prevenção destas doenças e o controle populacional, associando ações educacionais ambientais, em saúde e de posse responsável, valorizando a saúde humana, animal e do meio ambiente. São objetivos específicos: •Levantamento do numero de animais domésticos sob responsabilidade de moradores do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT). •Compra de insumos para realizar avaliação clínica, hematológica e bioquímica de cães e gatos sob responsabilidade de moradores do PARNIT. •Compra de reagentes para diagnóstico molecular e sorológico de agentes causadores de doenças infecciosas e parasitárias (Leishmania spp., Dirofilaria immitis, Borrelia spp., Babesia spp., Ehrlichia spp., Anaplasma spp., Bartonella spp., Mycoplasma spp., Hepatozoon spp., Sporothrix shenckii, Demodex spp., Sarcoptes scabiei, FIV e FeLV) em cães e gatos sob responsabilidade de moradores do PARNIT. •Correlacionar achados de exames, dados epidemiológicos e clínicos com o diagnóstico de cada agente causador de doenças infecciosas e parasitárias de cães e gatos sob responsabilidade de moradores do PARNIT. •Propor soluções para tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias de cães e gatos do PARNIT e de seus responsáveis, valorizando a saúde única. •Compra de insumos para realizar a esterilização de cães e gatos do PARNIT, diminuindo o impacto de novos animais nessa área de conservação. •Possibilitar a inserção de diversos alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária no estudo e em trabalhos vindouros, exercitando habilidades e competências da profissão e formando novos agentes multiplicadores da ciência. 
 •Realizar ações educacionais voltadas para a prevenção dessas zoonoses e posse responsável de animais, além de educação ambiental para os moradores do PARNIT e para visitantes do local, podendo se estender para outros públicos por meio remoto, com a divulgação de materiais educacionais em mídias sociais do projeto, valorizando a saúde humana, animal e do meio ambiente. •Divulgar resultados epidemiológicos e das ações realizadas regularmente para os moradores do PARNIT, para o DEVIC de Niterói, em eventos públicos do Município e em eventos científicos, por meio de palestras, apresentações de trabalhos e de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Resumo
Segundo a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), a estratégia global para promover a saúde pública visa reduzir os riscos e os impactos de doenças emergentes no ecossistema homem-animal, principalmente através de políticas de vigilância de doenças animais, sendo eficaz e eficiente para proteger seres humanos. Aproximadamente 75% das doenças infecciosas emergentes são zoonoses, muitas transmitidas por vetorese associadas a animais domésticos e silvestres. Considerando esses aspectos, leishmaniose, dirofilariose, borreliose, babesiose, erliquiose, anaplasmose, bartonelose, esporotricose e sarna são doenças infecciosas e parasitárias, em sua maioria zoonoses e requerem diagnóstico situacional em cães, gatos e animais silvestres que tem convívio muito próximo a seres humanos que habitam o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT). Deficiência no serviço de saneamento e acúmulo de lixo, aumentam a presença de vetores e as chances da ocorrencia destas doenças. Além disso, existe o desafio de minimizar o impacto da presença de animais domésticos ao meio ambiente e à saúde humana dentro de Unidades de Conservação (UC), sendo a esterilização uma das medidas aplicadas com êxito. O objetivo deste projeto é realizar a avaliação clínica e viabilizar o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias em cães e gatos que habitam essa Unidade de conservação do Município de Niterói, além do controle populacional desses animais, associando educação em saúde, ambiental e de posse responsável, valorizando a saúde humana, animal e do meio ambiente.